top of page
Buscar

OS HOSKEN NA POLÍTICA: João Belo de Oliveira Filho "Filho de Maria Magdalena HOSKEN de Oliveira"

Atualizado: 28 de fev. de 2021

João Belo de Oliveira Filho era filho de Maria Magdalena HOSKEN de Oliveira - Lelena e João Belo de Oliveira. Nasceu no dia 20-09-1908 em Santa Clara, RJ e faleceu no dia 10-09-2002 em Carangola.



Casou-se com Zenith Soares Quintão em 30-09-1936 em Tombos-MG e tiveram 7 filhos: Armando, Aloysio, Maria Helena, Olivia, Zenith, João Belo Neto e Maria Madalena.


Iniciou seus estudos em Faria Lemos, então Distrito de Carangola, onde fez o Curso Primário. Já o Ginásio, começou no Colégio Carangolense em Carangola e completou-o na Academia de Comércio de Juiz de Fora.


Trabalhou no comércio com os tios Eduardo HOSKEN e Carlos HOSKEN, no setor de farmácias e agência de carros importados. Em 1930 ingressou na firma Barbosa & Marques S/A em Carangola onde exerceu os cargos de Viajante, Balconista do Armazém Geral e Gerente.


Iniciou a carreira política como Prefeito Municipal de Carangola de 1951 a 1954, eleito pelo Partido Social Democrata-PSD, sendo responsável pela criação de diversas Escolas Rurais, o Horto Florestal e obras de Saneamento Básico. Sempre preocupado com a educação, dedicou-se a melhorar e ampliar o ensino na cidade, além de executar obras estruturais.


Em 1955 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Republicano-PR . Foi Deputado Estadual por Minas Gerais durante o período de 1955 a 1979( da 3ª até a 8ª legislatura ), totalizando seis mandatos consecutivos, os 3 primeiros pelo PR e os demais pela ARENA.


Durante sua trajetória como Deputado Estadual trouxe diversos benefícios para a região como a energia elétrica da CEMIG e telefone pela TELEMIG. Criou escolas públicas do Jardim de Infância à Faculdade e a APAE. Além de sua constante atuação em benefício de pecuaristas e produtores rurais.


Foi Secretário de Estado do Trabalho, Ação Social e Desportos de julho/1978 a Março/1979, sendo que no pequeno período de sua gestão o orçamento cresceu mais de 5.000% e a Secretaria que atuava em 28 municípios no início da gestão, ampliou sua atuação para 600 municípios. Os programas criados e desenvolvidos deram credibilidade para o governo repassar verbas.


Outras atividades: Agricultor, Comerciante, Industrial, Diretor do Banco do Estado de Minas S/A- BEMGE, do Banco Mineiro da Produção 29/10/1965 a 24/04/1966, Diretor Comercial dos Frigoríficos de Minas Gerais S/A - FRIMISA, Membro do Conselho de Administração da USIMINAS – 1997, Presidente do Elos Clube de Belo Horizonte, Membro do Rotary Clube de Carangola, Membro da Comissão de Café na Federação de Agricultura de Minas Gerais-FAEMG e Vice-Presidente da FAEMG - 1981-1984.


Títulos de Cidadão Honorário: Carangola, Caparaó, Tombos, Faria Lemos e Divino, além da Comenda Carlos Luz da cidade de Leopoldina, todos em Minas Gerais.


João Belo foi um político exemplar, com características marcantes pela sinceridade, dedicação integral e atendimento a todas as causas que lhe pareciam justas e corretas.

Nas palavras do ex-governador e grande político brasileiro, Israel Pinheiro Filho, durante seu mandato de governador de MG:

_ Este Deputado é insistente e as vezes até forte no que diz, MAS,

tudo que ele diz e pede é CORRETO.

João Belo dedicou a maior parte de sua vida à política e saiu dela no final da vida com o mesmo patrimônio que entrou. Ser honesto não deve ser predicado, mas uma obrigação e para todos aqueles que ombrearam com João Belo durante sua vida, ficou a lição de amizade e correção.

123 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page