top of page
Buscar

O MÉDICO e CIRURGIÃO: Jonas de Faria Castro Filho

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Jonas de Faria Castro Filho (Filho de Francisca HOSKEN de Faria Castro - Chiquinha), nascido em Carangola/MG, foi um médico cirurgião de reconhecida competência profissional e que fez parte da história da cidade de Londrina / PR.


P.S. Aguardando foto oficial.



Durante sua vida profissional, atendeu mais de 25.000 pacientes e fundou o primeiro hospital da cidade de Londrina/PR.


Especialista, sempre atualizado com a mais moderna técnica da cirurgia, ele tinha o hábito de estudar diariamente no mínimo duas horas em sua grande biblioteca particular, além de participar de cursos e simpósios como palestrante ou convidado, em várias partes do mundo.


Dentro da família HOSKEN ele era carinhosamente chamado de Joninhas, por ser neto do médico Caetano de Faria Castro e filho do médico Jonas de Faria Castro, alcunha que contrastava com o respeito e admiração que o Dr. Jonas de Faria Castro Filho recebia no seu meio profissional.


Joninhas se revelou um profissional diferenciado desde a sua juventude, pois formou-se médico com apenas 21 anos de idade no ano de 1940, na Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Ele era excepcionalmente dotado de uma grande inteligência e passou no vestibular ainda na puberdade.


Concluindo o curso, fez sua residência na famosa Casa de Saúde São Miguel, no Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Paulino. Em seguida, no ano de 1942, retornou para Londrina.


No ano de 1958 fundou a CASA DE SAÚDE SÃO LEOPOLDO e criou o primeiro Centro Cirúrgico com Centro de Tratamento Intensivo "UTI" do Estado do Paraná. Já neste ano esta Clínica contava com biópsia de congelação, cama balança, dosagens gasimétricas, sódio e potássio e Controle da Volemia com Azul de Evans.


Devido a esta estrutura, renomados cirurgiões, como o Prof. Euryclides Zerbini, Mário Degni e José Hilário ali realizaram cirurgias cardíacas na década de cinquenta e sessenta.

Este hospital atendeu todos os tipos de pacientes durante 32 anos.


Muito ativo no meio médico do Brasil e dos Estados Unidos, Joninhas participou da fundação da Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição em Londrina no ano de 1953, sendo esta posteriormente transferida para a cidade de Curitiba.


Juntamente com o Professor Giocondo Artigas fundou também o Capítulo Paranaense do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tendo sido seu presidente na segunda gestão da entidade. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina de Londrina.


Sua performance profissional lhe proporcionou destaque no Colégio Brasileiro de Cirurgiões e tornou-se Fellow do American College of Surgeons em 1964. Sendo portanto certificado para realizar cirurgias nos USA.


Ele tinha especial orgulho de ter formado inúmeros cirurgiões no Brasil e participou do primeiro DEBATE NACIONAL SOBRE O ENSINO DA CIRURGIA no Brasil, realizado em Porto Alegre, quando foram traçadas as primeiras regras da formação cirúrgica para o Brasil.


Destacamos as homenagens especiais recebidas pelo Dr. Jonas de Faria Castro Filho:

  • Cidadania Municipal da cidade de Londrina /PR;

  • Homenagem Especial do Conselho Regional de Medicina;

  • Acadêmico Honorário da Academia Paranaense de Medicina.



374 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page