Segundo filho de Francisco Benjamim HOSKEN (Chico HOSKEN) e de Jacintha Aurora Lacerda HOSKEN (Cinthota). Nascido em 19/08/1889, faleceu em Carangola em 06/07/1972.
Casado com Sarah Piscioni, uma descendente italiana dinâmica e corajosa nascida em Buenos Aires, onde o navio de imigrantes fez uma parada, durante a viagem da Itália para o Brasil, mas registrada como nascida em São Paulo e com registro de casamento em Itamuri, distrito de Muriaé, onde se encontra o registro, arranjado pela família Guarino que também veio no navio com os Piscioni.
O casal morava em Faria Lemos e Nelson trabalhou no ofício de barbeiro e Sarah como costureira e açougueira. Em sua trajetória, o casal morou na encruzilhada da fazenda General, numa casa birosca com um comércio de secos e molhados, transferindo-se depois para a atual rua Barão de São Francisco em Carangola.
Da união do casal nasceram Nelson HOSKEN Filho (Filhinho), Walter HOSKEN, José HOSKEN (Zezé), Benilda e Cecy, tendo tido um outro filho (nati-morto).
Com muita garra, principalmente através da costura de camisas masculinas de D. Sarah, porque Nelson foi acometido de sífilis, eles conseguiram comprar sua primeira terra, uma fazendinha localizada atrás do morro do campo de aviação. De lá eles venderam e compraram outra maior; o Rancho da Boa Esperança. Depois dessa, eles adquiriram a atual Fazenda São José das Palmeiras.
Foi na Fazenda das Palmeiras, administrada inicialmente por seu filho Filhinho, durante anos e mais tarde por Zezé HOSKEN, que Nelson cultivou todo seu amor pela terra, plantando e colhendo: abacaxi, melancia, cana e goiaba. Daí o apelido carinhoso de “Goiaba”, como também a famosa goiabada, tradição mantida na família.
A fazenda das Palmeiras cresceu muito na produção de leite com um plantel de vacas leiteiras holandesas que se tornou referência regional recebendo muitos prêmios e até a visita do povo da Castrolândia, colônia holandesa no Paraná.
Os filhos fizeram várias viagens a Argentina para comprar matrizes Holandesas e aprimorar o seu rebanho. Estas viagens eram feitas de carro de Carangola até a Argentina, pois lá precisavam se deslocar para conhecer e negociar com os excelentes criadores de gado holandês puro sangue.
A produção de leite era grande e a amizade com a firma Barbosa & Marques, Queijo REGINA, lhe valeu um posto de beneficiamento de leite que recebia também o leite dos outros produtores locais.
A fazenda possuía também um alambique para produção de cachaça em larga escala, que mais tarde foi administrado por Nelson HOSKEN Neto (atual proprietário) que se tornou referência com a cachaça Nota 10.
Nelson era homem sério, íntegro, de poucas palavras. Além dos irmãos em Carangola, teve muita convivência com seus irmãos do Paraná: Dadico e Chiquinha. Fiel aos amigos e ao partido político PSD, embora não fosse político e nem populista.
Amante da natureza, Nelson cultivava pássaros com zelo e dedicação. Não permitia que fossem capturados ou caçados em sua propriedade.
Nela abundavam os pássaros e animais silvestres, inclusive sua criação de lindos pavões que viviam soltos.
Comments