top of page

Samuel HOSKEN nasceu em Carangola, MG, no ano de 1945. Filho de Francisco HOSKEN Filho (Paixão HOSKEN) e Corália d'Ávila HOSKEN.



O menino do interior de Minas Gerais, criado numa tradicional família mineira, foi motivado pela mãe a buscar o melhor que a vida pudesse proporcionar.


Saiu de Carangola, com 15 anos, em busca dos seus sonhos e foi estudar em Juiz de Fora, na Escola de Laticínios “Cândido Tostes”, curso técnico gratuito para quem passasse no seu vestibular.


Vencida esta primeira etapa, foi fazer o curso superior na Universidade de Purdue, Indiana, USA, graças a uma bolsa de estudos do governo americano.


De volta ao Brasil, após 4 anos, tornou-se Professor, Pesquisador, Chefe do Setor Industrial da Escola Cândido Tostes.


Numa nova oportunidade, retornou a Purdue University para fazer o Mestrado em Economia Agrícola e Marketing.


Dois anos depois, em 1975, com a esposa e o primeiro filho, foi trabalhar na Cia. Barbosa & Marques, em Governador Valadares, MG.


Após 13 anos como Diretor desta empresa, recebeu o convite para dirigir a POLENGHI Brasil (francesa) em São Paulo. Ele aceita este convite, vendo uma boa oportunidade para si e a família.


Posteriormente foi Diretor Geral da BARILLA Brasil (italiana) ampliando seus conhecimentos profissionais e amizades.


Foi Presidente da ABITRIGO – Associação Brasileira que congrega todos os Moinhos de Trigo do Brasil.


Profissional reconhecido, desempenhou com sucesso todas as oportunidades que lhe foram apresentadas.


Hoje, não perde a oportunidade de estar com a família e desfrutar do neto Francisco.


Vencedor de desafios!







242 visualizações0 comentário

Pedro Nolasco nasceu em Divino do Carangola, MG, atualmente Divino, no ano de 1901 e casou-se com Nair HOSKEN Nolasco, a filha mais jovem de Chico HOSKEN (Francisco Benjamim HOSKEN), em 28/05/1930.


P.S. Aguardando foto oficial!



Pedro Nolasco era farmacêutico, formado na Escola de Farmácia de Leopoldina, MG, escola esta que foi precursora do curso de Farmácia de Belo Horizonte.


Como pessoa, Pedro Nolasco era um indivíduo que inspirava confiança e conquistava todos que com ele se relacionavam. Assim, apesar de farmacêutico ele assumiu a administração das propriedades de agropecuária da família Nolasco, constituída de uma fazenda de 30 alqueires mineiros, situada às margens da cidade de Carangola. Nesta propriedade se cultivava muito café e nos anos anteriores a 1938 começou a chamada “Crise do Café”, quando a produção mundial era muito grande e a qualidade e produtividade dos cafezais brasileiros muito baixa. Consequentemente os preços despencaram e os produtores quebraram.


Nesta situação Pedro Nolasco foi convidado por seu cunhado, Eduardo Benjamim Hosken (Dadico), também farmacêutico e por seu concunhado Dr. Jonas de Faria Castro, médico, a vir para Londrina no Paraná, onde os dois estavam e o progresso era acelerado.


Lá chegando, Pedro Nolasco assumiu a administração da farmácia que pertencia ao Dr. Jonas de Faria Castro e poucos anos depois ele adquiria a propriedade da farmácia São João. Sua administração foi marcada por suas características pessoais de homem conservador, familiar e muita amizade na comunidade. Ele amava sua profissão e tornou-se uma referência na cidade.


Vários outros Hosken vieram para Londrina e todos tinham um relacionamento muito próximo com Pedro Nolasco, o qual ajudava também alguns parentes Hosken e Nolasco que ficaram em Carangola e passaram por momentos de dificuldades naqueles tempos difíceis.


Em Londrina ele participou da Associação Comercial e foi presidente de um dos primeiros clubes sociais da cidade. Mas, acima de tudo era peça fundamental em todas as reuniões da família HOSKEN em Londrina.


Sua história de amor com Nair HOSKEN Nolasco é um exemplo para toda a família.

Quando Nair faleceu aos 46 anos de idade, Pedro construiu um jazigo em forma de capela, onde colocou todas as plantas “samambaias” que sua mulher cultivava. Até o final de sua vida ele comparecia diariamente ao cemitério para levar flores e cuidar das samambaias.


Aos 66 anos de idade e já aposentado da farmácia, Pedro Nolasco faleceu subitamente e seu enterro foi dos mais concorridos de Londrina na época.


Seu legado para a família HOSKEN, além dos filhos HOSKEN Nolasco, dos netos e bisnetos, é um inesgotável número de pronunciamentos dos antigos e de todos que o conheceram, como um amigo inesquecível e exemplar história de amor arrebatadora. Por isso, Pedro Nolasco é parte inesquecível da história da família HOSKEN de Carangola.







103 visualizações0 comentário
JHR.png

© 2020 by JHR Design

bottom of page